segunda-feira, 15 de março de 2010

OUVIDORES INICIAM TREINAMENTO NO SOU EDUCAÇÃO


Os ouvidores da Secretaria da Educação e Cultura, lotados na sede e nas DREs – Diretorias Regionais de Ensino, começaram nesta terça-feira, 09, a I Capacitação para Ouvidores. O treinamento tem como objetivo sincronizar o trabalho de ouvidoria, preparar os técnico para a execução das atividades do setor e aprimorar a atuação do serviço público. O trabalho prossegue até o próximo dia 11, na Sala de Reuniões da Secretaria.

No primeiro dia de treinamento os técnicos receberam orientações sobre o perfil do ouvidor, postura ética, instrução normativa, orientação e o plano de Ação do Sou Educação. No segundo dia, o grupo de trabalho receberá instruções sobre publicidade, controle de qualidade, plano de ação da Ouvidoria Regional e o blog do Sistema de Ouvidoria da Seduc. Já na última etapa, os ouvidores participam de uma oficina.

A ouvidora Geral, Cristiane Bazzo, chamou a atenção dos participantes para a importância da retórica no trabalho dos ouvidores. Segundo ela, o trabalho do ouvidor não se encerra no exercício de receber e responder e-mails, atender telefonemas e receber pessoalmente os cidadãos. “O trabalho do ouvidor é dinâmico-institucional. Isso significa dizer que ele deve participar das dinâmicas dos problemas e das soluções institucionais. Porém, isso requer do ouvidor que ele tenha a capacidade argumentativa. Nesse sentido, justifica-se um treinamento para o ouvidor na arte de conquistar, de persuadir para que ele possa estabelecer a sua atividade de mediação. O ouvidor precisa ter uma postura ética e sigilo da informação, isso faz a diferença em todo o trabalho”, disse Cristiane.

A Ouvidoria é o canal de relacionamento entre a instituição e o seu público que tem como finalidade assegurar que este público seja ouvido e tenha uma resposta para as suas manifestações.

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